estresse

5 dicas para aliviar o estresse no dia a dia

O ser humano está sujeito a inúmeras situações geradoras de estresse no decorrer da vida. Em alguns casos, ele pode até motivar o indivíduo a fazer as coisas de forma diferente, buscando melhoras.

Em outros, o estresse pode ser intenso e prejudicial, dada a complexidade do problema enfrentado como, por exemplo, uma doença, a perda de um emprego ou um evento doloroso. Todavia, ainda nessas situações é normal ficar estressado.

Mas como gerenciar o estresse no dia a dia de forma que prejudique a qualidade de vida? A boa notícia é que existem alguns comportamentos e hábitos que podem ajudar nesse sentido.

Nos próximos tópicos, você poderá conferir algumas dicas para lidar de forma efetiva com o estresse no seu dia a dia. Continue a leitura e saiba o que fazer para reduzir e até prevenir!

  1. Tente equilibrar as coisas

Trabalhar muito e não ter tempo para o lazer está entre os principais motivos causadores do estresse no mundo moderno.

Vale muito a pena tirar um tempo para rever a agenda e procurar encaixar datas para aproveitar o tempo com a família, sozinho ou com os amigos. Aliás, geralmente quem trabalha demais tende a levar serviço para casa. Se você faz isso, é melhor parar!

  1. Faça exercícios

Movimentar o corpo é benéfico em vários sentidos, incluindo no aspecto mental. Qualquer atividade física praticada regularmente ajuda a diminuir os níveis de estresse, pois estimula o organismo a liberar substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento, como a endorfina e a serotonina.

  1. Evitar o álcool e cigarro

O álcool, a nicotina e outros estimulantes, a exemplo da cafeína, até podem fazer a pessoa sentir um pouco de alívio em relação ao estresse. Porém, essas substâncias acabam impactando negativamente o corpo, piorando o quadro geral com o tempo.

Normalmente, quanto melhor nutrido o corpo estiver, melhor ele enfrentará situações estressantes.

Assim sendo, para lidar melhor com o estresse em seu dia a dia, procure fazer refeições saudáveis e equilibradas, começando pelo café da manhã. Consumir vegetais e frutas, além de evitar alimentos processados é uma ótima prática em qualquer situação. Se precisar de ajuda, converse com um profissional!

  1. Encontre algo para passar o tempo

Ter um passatempo é uma das maneiras mais prazerosas de prevenir que o corpo e a mente fiquem desequilibrados devido ao estresse. Não importa qual a atividade, apenas separe um tempo para aproveitá-la — ler um livro, ouvir música, ver um filme. E tem mais, relaxar com algo que você gosta de fazer também ajuda controlar sua frequência cardíaca!

  1. Tente meditar

A meditação é uma prática milenar em muitas culturas, sendo muito útil no combate ao estresse. Aliás, há vários estudos e pesquisas evidenciando esse aspecto positivo.

Muitas vezes, a pessoa fica estressada e ansiosa com coisas que ainda não aconteceram ou devido a situações que não estão sob seu controle. Sendo assim, a prática da meditação ajuda o indivíduo a se concentrar no agora, tirando a mente das preocupações. Além disso, as técnicas de relaxamento também contribuem para melhorar a concentração.

No mais, é sempre bom ficar atento aos sinais que o corpo apresenta em relação ao estresse. Por fim, ao menor indício de que o problema está se tornando recorrente, é melhor repensar a rotina e analisar o que pode ser feito!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Dr. Deyvis Rocha  | Psiquiatra | CRM-SP 127821

Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.