estresse

5 dicas para aliviar o estresse no dia a dia

Todos nós somos afetados pelo estresse no decorrer de nossas vidas. Conforme o caso, podemos lidar facilmente com a situação minimizando seus efeitos negativos. Por outro lado, exitem vezes em que isso não é possível, pois as coisas acontecem de surpresa.

Seja qual for o evento, a melhor saída é procurar por recursos e ferramentas que possam ajudar a administrar o estresse que surge em nosso dia a dia. A seguir, você poderá conferir algumas recomendações muito úteis para lidar com situações estressantes em sua rotina. Continue a leitura e aprenda mais!

1. Procure ser ativo

Normalmente, qualquer tipo de atividade física pode contribuir para aliviar o estresse. Afinal, a prática de exercícios provoca o aumento da endorfina e de outras substâncias químicas neurais naturais que são fundamentais para a sensação de bem-estar.

Além disso, movimentar o corpo vai ajudar a desviar o foco da situação, melhorando seu humor. Por isso, considere começar a caminhar, pedalar, correr ou nadar. O tipo de atividade não importa, o essencial é se movimentar!

2. Tenha uma dieta saudável

Comer bem não somente vai ajudar o organismo a trabalhar melhor, como ainda traz benefícios adicionais, como contribuir para melhorar o humor e combater o estresse. Aliás, a recomendação é ter um prato bem diversificado com fibras, vitaminas e minerais, que são muito importantes na produção de hormônios ligados ao prazer.

Assim sendo, se você costuma comer sempre os mesmos alimentos, sem considerar um prato saudável, é melhor repensar sua alimentação, pois se ela for muito pobre em nutrientes todo seu corpo pode sofrer as consequências.

3. Cuidado com hábitos negativos

Às vezes, para lidar com estresse a pessoa acaba consumindo muito álcool, cafeína ou fumando demais. Há ainda aqueles indivíduos que recorrem a substâncias ilegais ou até a remédios controlados sem nenhuma recomendação médica.

Manter esses hábitos, além de não ajudar a diminuir o estresse, ainda pode fazer com que ele piore. Claro, isso se não considerarmos os problemas de saúde que podem surgir relacionados a tais comportamentos.

Se você tem dificuldade para largar alguma coisa, uma ótima prática é fazer uma substituição. Por exemplo, se bebe muito café, procure tomar mais água de coco ou um suco calmante com pouco açúcar. Além disso, buscar ajuda profissional no caso do vício também é importante.

4. Meditação

A meditação é outra ferramenta simples e acessível que poderá ajudar você a enfrentar o estresse, uma vez que provoca a sensação de calma, equilíbrio e paz, que são fatores importantes para o bem-estar emocional.

Alguns minutos por dia podem fazer toda a diferença. Aliás, há uma série de aplicativos e canais do YouTube que oferecem meditação guiada, técnicas de visualização, imaginação e tantas outras formas de meditação que podem se praticadas em qualquer momento e lugar.

5. Revise sua lista de tarefas

Se você está tentando espremer 18 horas de trabalho em apenas 8 horas, é muito provável que vai ficar estressado. Por isso, analise sua lista de tarefas e procure encontrar um ponto de equilíbrio. Se necessário, procure ajuda para dar conta de tudo ou formas de melhorar suas habilidades de gerenciamento de tempo.

Por fim, relaxe. Para muitas pessoas pode ser difícil, mas é fundamental. Reserve um tempo que você possa gastar sozinho, seja lendo um livro, tomando um bom vinho ou apenas caminhando pela cidade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

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Dr. Deyvis Rocha  | Psiquiatra | CRM-SP 127821

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