psiquiatra

6 sinais de que preciso procurar um psiquiatra

Muitas pessoas se assuntam apenas de ouvir a palavra psiquiatra. No entanto, esse profissional tem sido cada vez mais importante no contexto da sociedade moderna.

Apesar do estigma que parte da população tem com as doenças mentais, os números apontam para um cenário complicado: cerca de um quinto da população mundial sofre com algum problema mental.

Na lista, entram transtornos de diversos tipos, tais como, o transtorno bipolar e o de ansiedade. Além disso, é crescente o número de pessoas que precisam de ajuda especializada devido ao estresse, correria e pressão da rotina nos grandes centros urbanos.

Mas como saber se chegou a hora de procurar um psiquiatra? A seguir, listamos alguns sinais que indicam que você precisa de ajuda. Acompanhe!

1. Falta de controle sobre as próprias emoções

Todos nós podemos ter episódios de raiva, tristeza ou irritação. Faz parte da vida. Contudo, quando o indivíduo começa a ter emoções intensas, persistentes e é incapaz de controlar o que está acontecendo, a recomendação é procurar por um psiquiatra.

Saber como lidar com as próprias emoções é fundamental para prevenir o surgimento de problemas mais complexos.

2. Explosões de raiva e pesadelos

Nas crianças, um dos sinais que sugerem que ela pode estar precisando de um psiquiatra são os pesadelos recorrentes e as explosões de raiva. Todavia, a mesma coisa pode acontecer com pessoas adultas. Por isso, preste atenção nesses sinais.

3. Doenças sem explicação

Apesar de muita gente não saber disso, a saúde mental e a física estão intimamente ligadas. Muitas vezes, a pessoa apresenta algum sintoma físico, a exemplo de dores estomacais, mas sem nenhuma causa aparente por trás. Um psiquiatra pode ajudar a avaliar se existe algo influenciando no surgimento do problema.

4. Isolamento

Talvez, esse seja um dos sinais mais evidentes de que você não está bem e que precisa de ajuda profissional. Deixar de fazer coisas que antes amava fazer, de sair com os amigos que gostava ou até mesmo começar a evitar a própria família, são sinais de alerta que sua saúde mental precisa de mais atenção.

5. Queda na produtividade ou desempenho

Se você era um profissional comprometido, mas começou a se sentir cansado com suas atribuições, não está conseguindo atender prazos, tem dificuldade para se concentrar nas tarefas de rotina ou está constantemente estressado, procure um psiquiatra.

Como apontamos no início desse artigo, o dia a dia cada vez mais exigente da vida moderna também está por trás de boa parte dos desequilíbrios envolvendo a saúde mental das pessoas.

6. Abuso de substâncias

Pessoas que não estão bem mentalmente podem recorrer ao álcool e outras substâncias como uma forma de tentar lidar ou escapar da situação.

Quando o indivíduo começa a precisar da ajuda dessas substâncias para lidar com sua vida ele deve procurar um profissional em saúde mental o mais rápido possível por ajuda.

Muitas pessoas sentem vergonha de buscar por um psiquiatra. No entanto, esse especialista pode ajudá-lo a compreender o que está acontecendo com você.

Com isso, você poderá retomar o controle de sua vida, superando os eventos e situações que vinham impedindo seus avanços. Portanto, não importa se são noites mal dormidas ou um quadro grave de depressão, o psiquiatra pode ajudar!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Dr. Deyvis Rocha  | Psiquiatra | CRM-SP 127821

Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.