A anorexia é uma condição muito complexa e grave, podendo causar sérios danos à saúde da pessoa. Nos últimos anos, esse assunto tem saído do consultório médico para fazer parte de documentários e até filmes, que visam alertar para o problema e chamar a atenção da sociedade sobre a sua gravidade.
Esse transtorno alimentar faz com a que a pessoa desenvolva uma visão deturpada sobre seu corpo. A partir disso, ela passa a tomar medidas rígidas e aleatórias que colocam sua vida em risco como dietas restritivas, uso de laxantes para expelir o alimento ingerido, indução do vômito e abuso da prática de exercícios físicos.
Neste artigo, vamos conhecer alguns dos pontos mais importantes sobre esse transtorno alimentar. Acompanhe!
Quais são as causas da anorexia?
Nem sempre a anorexia tem suas causas conhecidas, por outro lado, uma vez diagnosticada é possível desenvolver um plano de tratamento que atenda às necessidades da pessoa. Alguns estudos indicam que esse transtorno pode sofrer a influência de fatores genéticos. Porém, sabe-se que os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento, na extensa maioria dos casos, são os fatores sociais e culturais. O individuo vive cercado por eles e, por isso, está sujeito a grandes pressões, fazendo com que tenha dificuldades relacionadas a maneira de se alimentar. Apesar de ser muito mais comum em mulheres mais jovens, a anorexia pode surgir em qualquer faixa etária e gênero. Além disso, precisamos considerar que os transtornos alimentares figuram como uma das doenças psicológicas mais comuns em todo o mundo.Quais são sinais e sintomas?
Quem tem anorexia geralmente enxerga seu corpo de forma distorcida, sendo que essa visão tem relação com a ideia de que está muito acima do peso ideal. Os sinais e sintomas mais evidentes dessa condição são:- falta de apetite;
- restrições intensas na ingestão de alimentos;
- excesso de preocupação com a dieta;
- muito medo de engordar;
- tentar passar a impressão de que comeu — empurrando a comida para o canto do prato ou jogando fora sem que ninguém veja, por exemplo;
- perda de peso;
- problemas com a libido;
- menstruação irregular e até ausente;
- exageros na prática de exercícios físicos;
- não comer perto de outras pessoas para evitar que notem sua falta de apetite.