Coronavírus: Como Preservar O Bem-estar Emocional Em Uma Pandemia?

Enfrentar o isolamento social e o medo do contágio pelo novo coronavírus, tem sido um grande desafio para a população mundial nesse momento de pandemia. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há um aumento considerável no nível de estresse das pessoas.

Assim, com o agravamento desse quadro, diversos transtornos e doenças podem surgir, causando um grande problema de saúde pública no mundo. Por isso, é importante saber como lidar com essa nova realidade e preservar o bem-estar emocional.

Saiba que o fazer para preservar a sua saúde mental

A dúvida sobre o futuro, a ausência de contato físico com pessoas próximas e a fácil propagação da Covid-19 faz com que a manutenção da saúde mental seja um desafio complexo a ser ultrapassado por todos nós.

Neste sentido, a World Health Organization (WHO) elaborou um documento com uma série de sugestões sobre como se comunicar em relação ao novo coronavírus e também sobre como lidar com o cenário atual, preservando nossa saúde física e mental. Então, a seguir, conheça algumas dessas dicas.

Reduza o consumo de informação sobre a Covid-19

Por ser um tema de grande relevância, existem muitas informações disponíveis e publicadas diariamente sobre a pandemia do novo coronavírus. Porém, além de nem sempre serem boas notícias, estamos expostos a inúmeras fake news.

Por isso, se acompanhar o noticiário tem trazido ansiedade ou angústia para você, reduza o consumo de informação, procure por fontes confiáveis, defina horários específicos do seu dia para se informar e evite o compartilhamento de rumores.

Seja solidário

Em razão do isolamento social, muitos trabalhadores precisaram abandonar suas atividades, o que impacta diretamente na saúde financeira de uma família. Por isso, se você tem condições de ajudar, seja solidário com os outros.

Assim, ao contribuir para o bem-estar emocional do próximo, você também é beneficiado emocionalmente. Atualmente, as principais formas de ajudar são as doações de cestas básicas e realização de compras em supermercados para os idosos.

Honre o trabalho dos profissionais de saúde

Enquanto cumprimos o isolamento social em nossas casas, muitos profissionais de saúde estão atuando nos hospitais de tratamento de pessoas com Covid-19. Por isso, reconheça o papel que eles desempenham em salvar vidas, envie mensagens de parabenização e promova notícias que honrem esses profissionais.

Gerencie sua saúde mental

Ao adaptar-se a essa nova realidade, é normal que nos sintamos mais pressionados com nossos compromissos profissionais ou de estudo, o que pode causar um grande estresse. Porém, esses sentimentos não indicam que você é fraco ou incapaz.

Ainda, procure meios para gerenciar o seu bem-estar emocional do mesmo modo que tem procurado cuidar da sua saúde. Assim, lidar com seus sentimentos é uma etapa importante do processo.

Adapte a sua rotina à nova realidade

Da mesma forma que é importante gerenciar a sua saúde mental, também é necessário adaptar a sua rotina a essa nova realidade. Para isso, procure estipular horários de descanso durante o trabalho, tenha uma alimentação regulada e equilibrada, pratique atividades físicas e mantenha contato virtual com amigos e familiares.

Além disso, evite aliviar o seu estresse com o consumo excessivo de álcool ou derivados do tabaco. A longo prazo, esses hábitos podem trazer problemas mentais e físicos.

Enfim, o surto da Covid-19 é um cenário novo para a maioria da população, sendo algo sem precedentes e que não fomos ensinados a enfrentar. Por isso, o melhor a fazer é buscar o equilíbrio, preservando o seu bem-estar emocional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe