A depressão na mulher, assim como nos homens, é um transtorno mental caracterizado pela perda de interesse em atividades, tristeza, angústia, entre outros, que afeta negativamente a qualidade de vida do paciente.
Dos transtornos mentais, a depressão é um transtorno complexo e se manifesta por meio de sintomas físicos e psíquicos.
É considerada a queixa mais comuns em mulheres, em especial, entre 35 e 50 anos, sendo causadas possivelmente por alterações clínicas distintas e oscilações hormonais.
Além disso, entre os motivos possíveis da depressão na mulher, estão a baixa produção dos hormônios ovarianos, irregularidades menstruais, alterações do sono, da memória ou do humor.
Sinais e sintomas da depressão na mulher
Os sinais podem variar muito e ter algum deles não significa necessariamente que exista um quadro depressivo. Caso eles persistam por longos períodos, é preciso atenção e consultar um médico especialista. Entre os sinais e sintomas mais comuns, estão:- Tristeza profunda,
- Pensamentos negativos sobre si;
- Sensação de desamparo;
- Baixa autoestima;
- Alterações no humor;
- Perda de interesse em atividades antes prazerosa;
- Falta de apetite;
- Insônia;
- Dificuldades para se concentrar;
- Dores de cabeça e dores pelo corpo.
Fatores de risco da depressão na mulher
As causas precisas ainda não são conhecidas. Porém, alguns fatores de risco podem favorecer o surgimento do distúrbio na mulher. Entre eles, destacamos:- Hereditariedade;
- Mudanças hormonais;
- Estresse;
- Reações a medicamentos;
- Distúrbios da tireoide, ou alguma outra doença;
- Pós-parto.