fobia social

7 Maneiras De Lidar Melhor Com A Fobia Social

Você tem dificuldade em falar em público? Na maioria das vezes, é incapaz de puxar conversa com alguém que acabou de conhecer? Quando essas situações ocorrem e chegam ao ponto de paralisar a vida de alguém, pode significar um quadro de fobia social.

Neste post, você irá conhecer algumas dicas importantes para aprender a lidar com esse transtorno. Porém, seguir essas recomendações não elimina a necessidade de buscar ajuda profissional.

1) Reconheça e supere os pensamentos negativos

O primeiro passo para lidar com os pensamentos negativos é reconhecer que eles existem e que precisam ser modificados. Ao admitir para nós mesmos que nossos temores estão apenas em nossa mente, e não na dos outros, fica mais fácil buscar caminhos para eliminá-los.

2) Antes de mudar atitudes, mude os pensamentos

Agora que você identifica os pensamentos negativos, é necessário substitui-los por uma visão real da situação. Geralmente, pessoas com fobia social lidam com os seguintes tipos de pensamentos:

  • alto poder de intuição, quase sendo capazes de saber o que outras pessoas estão pensando;
  • preveem o futuro e estão sempre prontos para que o pior aconteça;
  • consideram que todas as falas e gestos das outras pessoas são direcionadas a elas.

Assim, antes de iniciar uma mudança de comportamento, é preciso reconhecer que esses pensamentos são ilusórios e começar a modificá-los.

3) Não seja perfeccionista

Uma característica comum de pacientes com esse transtorno social é o perfeccionismo. Como imaginam que estão sempre sendo observados por outros, tendem a buscar a perfeição em tudo o que fazem, a fim de evitar comentários negativos.

Porém, é humanamente impossível ser perfeito em todas as áreas da nossa vida. Por isso, busque o autoconhecimento e seja capaz de identificar e lidar com seus pontos fortes e fracos.

4) Exponha-se

Ao reconhecer os seus medos e entender quais são os gatilhos que os provocam, é importante começar a enfrentá-los. Para isso, exponha-se, gradualmente, às situações que despertam a sua fobia. Assim, com o passar do tempo, você aprenderá a lidar com elas.

5) Errar faz parte

Os erros fazem parte da nossa vida e em todo tempo estamos suscetíveis a eles. Por isso, não tenha medo de fazer algo que não saia como o esperado. Na maioria das vezes, é possível recomeçar e se desculpar pelo erro.

6) Faça atividades físicas e alimente-se bem

As atividades físicas são uma excelente forma de aliviar o estresse, produzindo o bem-estar físico e mental. Com isso, você consegue viver em paz consigo mesmo, além de desenvolver relacionamentos sociais com outras pessoas. Da mesma forma, a alimentação saudável ajuda a controlar os níveis de ansiedade.

7) Aceite os elogios

É muito comum que pessoas com fobia social possuam uma verdadeira aversão aos elogios, como se não fossem dignos de recebê-los, o que é um erro. Permita ser elogiado, reconhecido e valorizado por seus amigos e familiares.

Enfim, essas são algumas dicas que podem ajudar você a lidar com a fobia social e viver uma vida mais leve e tranquila.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

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