Ansiedade

7 Maneiras de Lidar com a Crise de Ansiedade

Ao longo da vida é inevitável passar por momentos de aflição, preocupação e ansiedade. O que pode tornar esses períodos mais tranquilos, é a forma como lidamos com eles. No caso da ansiedade, existem maneiras de enfrentar as crises sem que elas atrapalhem a sua rotina.

Quer saber quais? Neste post, listamos os principais mecanismos para controlar esse sentimento e desenvolver hábitos positivos.

1) Organização é a palavra-chave

Quando planejamos o dia com antecedência, diminuímos a ocorrência de imprevistos ou a falta de organização na nossa rotina, o que contribui para o surgimento de uma crise. Então, registre  em uma agenda ou no telefone todas as tarefas do dia e horários em que serão realizadas.

Contudo, é impossível evitar a imprevisibilidade. Assim, quando ela ocorrer, não se desespere. Aceite os imprevistos e entenda que eles fazem parte do seu dia a dia.

2) Seja otimista

Uma característica marcante em pessoas muito ansiosas é o pessimismo. Para evitar esses pensamentos, tente avaliar o aprendizado obtido com cada situação, retendo sempre o melhor para você e descartando o que é prejudicial.

3) O bom sono é o melhor remédio

A qualidade do sono que tivemos na noite anterior influencia integralmente na disposição do dia seguinte e na forma como lidaremos com os obstáculos. Por isso, para evitar as crises de ansiedade, crie um ritual noturno para dormir.

Ainda, o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir e os pensamentos no trabalho ou nas tarefas a cumprir são potenciais inimigos do sono, pois nos mantêm acordados e insones.

4) Aprenda a respirar

Embora o processo de respiração seja involuntário, é possível aprender técnicas que nos permita respirar profundamente, trazendo alívio e relaxamento para o corpo. Quanto mais você praticá-la, mais eficientes serão os resultados.

5) Relaxe

Após um longo dia de trabalho ou de estudo, procure relaxar. Para isso, escute músicas tranquilas, apague as luzes do quarto e deite-se em um local confortável. Tire o foco dos problemas e nas pendências do dia.

Ainda, busque se concentrar na sua respiração e na música. Quando você repete essas sessões de relaxamento, a ansiedade é eliminada e você retoma o controle dos seus pensamentos.

6) Exercite-se

Mesmo que você não seja um aficionado pelas atividades físicas, a prática de algum tipo de exercício deve fazer parte da sua rotina. Nosso corpo foi projetado para ficar em movimento, por isso, as atividades são tão benéficas para nosso organismo.

Além disso, existe comprovação científica de que os hormônios liberados pela prática de exercícios, promovem o bem-estar e são eficazes no controle da ansiedade.

7) Divirta-se

Geralmente, as crises de ansiedade são precedidas pela ausência de atividades que nos tragam prazer e diversão. Por isso, escolha um passatempo e ocupe a sua mente com ele. Seja tocar um instrumento, praticar um idioma, cozinhar ou a leitura.

Enfim, siga estas dicas e veja o resultado. Logo nas primeiras semanas você já perceberá um maior controle da ansiedade.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

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