Saúde mental

Saúde mental: 6 dicas para se cuidar

Quando falamos sobre saúde mental, estamos nos referindo ao nosso bem-estar psicológico, emocional e social. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde mental é “um estado de bem-estar em que o indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar produtivamente e frutífera e  pode contribuir para o seu bem-estar e da comunidade”.

Mas, o que podemos fazer para cuidar de nossa saúde mental? Existem algumas boas práticas recomendadas pela ciência que são muito úteis nesse sentido. 

A seguir, destacamos algumas delas!

1. Procure ajuda quando precisar

Sem dúvidas, o passo mais importante para garantir que sua saúde mental esteja sempre bem é procurar ajuda quando estiver enfrentando dificuldades. Você pode conversar com parente ou amigo de sua confiança, ou ainda com um profissional especializado na área.

2. Aprenda a reconhecer os sinais

Outra forma simples, mas muito eficiente de cuidar de sua saúde mental é estar atento aos sinais de que algo está errado. Claro, todos nós temos dias tensos e ruins, vez ou outra. 

Contudo, saber identificar sinais de problemas relacionados às suas emoções e mente poderá ajudar você a agir no momento certo.

Para isso, você pode se informar mais sobre quais as condições de saúde mental mais comuns, seus principais sintomas e gatilhos. 

Outra boa ideia é fazer anotações sobre suas experiências e sentimentos, visto que isso também pode ajudar a identificar quando algo está fora do padrão.

3. Tente falar sobre seus sentimentos

Para muitas pessoas, falar sobre os próprios sentimentos nem sempre é algo fácil. 

No entanto, conversar sobre eles pode contribuir positivamente para a manutenção da qualidade de sua saúde mental. Por exemplo, ajudando a lidar e a trabalhar com seus fardos mentais. 

Além disso, pode ser muito útil para conseguir apoio e uma conexão maior com pessoas que entendam o que você está passando. 

Existem terapias comportamentais e de fala que muito eficientes no tratamento de problemas de saúde mental como a ansiedade e depressão.

4. Meditar

Meditar é uma prática simples para diminuir os níveis de estresse mental. Caso você não saiba por onde começar ou como fazer, existem muitos canais especializados no YouTube, assim como aplicativos gratuitos que oferecem orientação, dicas e músicas voltadas para meditação.

5. Cuide de seu sono

Noites mal dormidas podem causar tanto problemas físicos quanto mentais. Mesmo com uma rotina corrida e cheia de tarefas, é essencial ter noites de sono consistentes. 

Sendo assim, procure ir para a cama sempre no mesmo horário, tentar dormir entre 7 ou 8 horas por noite. Além disso, preparar o ambiente pode ajudar: desligue os eletrônicos e a televisão, procurando preparar o corpo e a mente para descansar.

6. Pratique atividades físicas

Diversos estudos já comprovaram haver uma forte ligação entre a prática de exercícios físicos e nosso bem-estar mental. Por exemplo, eles podem ajudar a regular o sono, que por consequência melhora o humor e contribui para o controle dos níveis de ansiedade e estresse.

As dicas acima são um ótimo ponto de partida para você começar a cuidar de sua saúde mental. Contudo, é importante você saber que conversar com um especialista é uma das melhores recomendações. Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Então, leia outros artigos e conheça meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

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Dr. Deyvis Rocha  | Psiquiatra | CRM-SP 127821

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