tendências suicidas

7 Maneiras De Reconhecer Se Uma Pessoa Tem Tendências Suicidas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio  anualmente, sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Por isso, é necessário conhecer os sinais que permitem identificar previamente as tendências suicidas em uma pessoa.

Neste post, você vai conhecer alguns sinais que tipicamente são manifestados antes do indivíduo vir a cometer o ato.

1) Falta de interesse pelo próprio bem-estar

Geralmente, pessoas com comportamento suicida tendem a abandonar os cuidados com a própria saúde e com o corpo. Isso porque perdem o vínculo consigo mesmo. Neste sentido, falta de higiene, perda de vaidade, mau comportamento e ausência de preocupação em sentir dor ou frio são sinais claros de que há algo de errado.

2) Comentários sobre a própria morte ou sinais de desesperança

Outra forma de identificar a tendência suicida é quando o indivíduo começa a tecer comentários sobre sua própria morte, demonstrando falta de esperança e uma visão negativa do seu futuro. Essas ideias podem ser manifestadas verbalmente, pela escrita ou por meio de desenhos.

3) Tristeza excessiva e isolamento

Uma das consequência da depressão, quando não tratada, pode ser o suicídio. Por isso, o excesso de tristeza e a desmotivação podem ajudar a identificar o quadro e iniciar o tratamento da doença. Da mesma forma, pessoas depressivas tendem a se isolar da família e dos amigos, perdendo o interesse em atividades que antes eram prazerosas.

4) Felicidade súbita

Embora o comportamento suicida esteja ligado à tristeza e a desmotivação, algumas pessoas podem manifestar uma felicidade súbita antes do suicídio. Geralmente, essa reação surge quando ela já tomou a decisão de tirar a própria vida.

5) Piora no rendimento profissional ou nos estudos

Como o indivíduo já não possui mais motivos para viver, não encontra razões para se dedicar ao trabalho ou aos estudos. Assim, costumam demonstrar sinais de dificuldade de concentração, ansiedade e desatenção na conclusão das suas tarefas.

6) Expressão verbal da tendência suicida

Por parecer algo tão fora da realidade, costumamos ignorar comentários suicidas de filhos, amigos e familiares. Porém, o pedido de socorro pode estar sendo manifestado explicitamente quando expressam as seguintes ideias:

  • “Preferia estar morto!”;
  • “Quero morrer.”;
  • “Não aguento mais.”;
  • “Sou um perdedor e não mereço viver.”;
  • “Não farei falta, as pessoas serão mais felizes sem mim.”.

7) Resolução de pendências

Em alguns casos, ao se preparar para tirar a própria vida, o indivíduo busca se desapegar dos seus bens e despedir-se de pessoas próximas, como se fosse fazer uma viagem sem data de retorno. Além disso, a fim de zerar suas dívidas com a sociedade, tendem a quitar todas as suas contas.

Enfim, todos esses sinais podem ser um forte indício de tendência suicida, indicado que a pessoa já planejou tirar a própria vida. Se perceber esses comportamentos, procure ajudar, ouça o que ela tem a dizer e recomende a busca por um profissional.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

Comentários

O que deseja encontrar?

Compartilhe