transtorno de conduta

O que é o transtorno de conduta?

O termo ‘transtorno de conduta’ é usado para se referir a um grupo específico de problemas emocionais e comportamentais, cuja principal característica é o desprezo pelos outros.

Crianças com esse problema têm sérias dificuldades em seguir regras e se comportar de forma socialmente descente. Por vezes, o comportamento pode sair do verbal partindo para a violência física.

Todavia, é importante ressaltar que crianças com transtorno de conduta podem ter algum outro problema envolvendo a saúde mental e que esteja relacionado com a condição.

Apesar de surgir em crianças de qualquer etnia, grupo econômico e cultura, esse distúrbio tende a ocorrer mais entre os meninos do que entre as meninas.

Entenda mais sobre o transtorno de conduta e suas principais particularidades nos próximos tópicos!

Quais os sintomas do transtorno de conduta?

Dado que o transtorno de conduta tende a surgir ainda na infância, é importante fazer uma consideração importante: a maioria dos sintomas que caracterizam a condição pode ocorrer em crianças sem o problema.

A principal diferença é que, naquelas portadoras do distúrbio, as ocorrências são mais frequentes. Como consequência, a criança afetada pode ter problemas de relacionamento, de aprendizado e de adaptação.

Com relação aos sintomas, eles são distribuídos entre 4 principais grupos comportamentais:

Conduta destrutiva

·         prática de vandalismo;

·         incêndios.

Conduta agressiva

·         comportamentos de intimidação;

·         abuso, estupro ou forçar alguém a ter alguma atividade sexual;

·         crueldade com animais;

·         brigas físicas;

·         bullying;

Engano

·         atos diversos de delinquência;

·         furtos;

·         roubos.

Quebra de regras para a idade

·         fazer pegadinhas maldosas;

·         ter atividade sexual precoce;

·         fugir;

·         não ir à escola;

·         desrespeito a figuras de autoridade.

Quais são as causas?

A ciência mental ainda continua a estudar o transtorno de conduta em busca de novos caminhos para o diagnóstico e tratamento. Atualmente, alguns fatores são apontados por especialistas com importantes para a manifestação da condição:

·         problemas sociais;

·         fracasso na escola;

·         abuso na infância;

·         genes;

·         danos cerebrais;

·         evento traumático.

Algumas crianças que sofrem com transtorno de conduta apresentam problemas no lobo frontal do cérebro. Por essa razão, é possível que o distúrbio surja como uma consequência da falta de capacidade dela para assimilar e aprender com experiências negativas, planejar, analisar e até de evitar danos físicos aos outros.

Como é feito o diagnóstico?

O especialista em saúde mental normalmente faz o diagnóstico do transtorno de conduta tomando como base alguns pontos. Entre eles:

·         considerar o histórico comportamento da criança, analisando aspectos como fatores culturais, sociais, psicológicos e biológicos;

·         revisão de registros médicos anteriores, avaliações comportamentais, dados sobre a rotina da criança na escola e sua situação de bem-estar;

·         testes psicológicos;

·         observações comportamentais.

O tratamento pode envolver diversas linhas de abordagem, a exemplo da terapia, uso de medicamentos e  acompanhamento com médicos de outras áreas. Todavia, é importante ressaltar que, quanto antes o profissional de saúde mental for procurado, melhor para a criança.

Em muitos casos, os pais ou responsáveis apenas tomam uma ação quando a situação já se tornou muito grave. É sempre importante ter em mente que o transtorno de conduta é complexo e desafiador em termos de tratamento, além disso, sem ajuda especializada a criança pode colocar a si e a outras pessoas em risco.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!

O que deseja encontrar?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on google
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Dr. Deyvis Rocha  | Psiquiatra | CRM-SP 127821

Desenvolvido com pelo iMedicina. Todos os direitos reservados.