depressão

Depressão: o que não dizer para quem sofre com a condição

Muitas vezes, quando um parente ou amigo anda deprimido, nos sentimos tentados a dar conselhos ou falar algo que, do nosso ponto de vista, possa ser útil. Contudo, quando se trata da depressão, as palavras que usamos podem ter o efeito oposto, piorando a situação, especialmente quando quem fala não entende muito sobre doenças mentais.

Antes de tudo, é sempre importante destacar que a depressão, por ser uma condição médica complexa, requer tratamento especializado, seja com terapia ou com medicamentos.

Além disso, é preciso ter em mente que quando conversamos com alguém sobre seu quadro de depressão, repetir frases feitas e chavões pode passar a ideia de que não estamos dando a devida seriedade aos sentimentos desse indivíduo.

Então, quer saber o que não dizer para uma pessoa depressiva? Veja abaixo algumas orientações sobre o tema!

Cuidado para não simplificar demais

Dizer para a pessoa sorrir mais ou se animar pode até ter uma boa intenção, mas acaba simplificando muito os sentimentos de tristeza associados à doença. Alguém com depressão não pode forçar seu cérebro a aumentar a produção de serotonina, assim como essa pessoa não pode decidir ser feliz de uma hora para a outra. O pensamento positivo pode ajudar, mas não consegue curar esse distúrbio.

Evite dizer que tudo vai passar

Até pode ser que um dia os sintomas e episódios de depressão passem. Contudo, para a pessoa que está sofrendo com o problema, isso parece ser algo impossível.

Quando alguém está mergulhado em uma intensa crise mental dificilmente consegue ver uma solução. Além disso, a depressão é uma doença que faz com que o indivíduo sinta que seu sofrimento nunca terá fim. Dizer para um depressivo que sua tristeza vai passar, é minimizar a condição, deixando de amparar o individuo.

Em vez de dizer que a tristeza vai passar, tente dizer para a pessoa que não importa o tempo que ela esteja sofrendo, você sempre estará do lado dela para ajudá-la. Isso ainda pode trazer outro impacto positivo: fazer com que essa pessoa entenda que não está só.

Não expresse dúvidas

A depressão é uma doença séria. Quando falamos para alguém que está deprimido que ele não parece triste, não aparenta estar doente ou que nem notamos que ele está diferente, essa pessoa pode entender que não acreditamos na doença que está afetando a vida dela.

Além disso, nem todos que precisam de ajuda, pedem por ela ou dão sinais de que não estão bem. Ou seja, como a pessoa aparenta estar por fora, não quer dizer nada quando o assunto é o seu interior, especialmente nos casos de muitas doenças crônicas e condições mentais.

É coisa da sua cabeça

Nunca se deve sugerir a um indivíduo deprimido que sua doença mental é uma fantasia ou ilusão. Se não dizemos para uma pessoa com câncer que é só ela pensar positivo que vai melhorar, porque diríamos isso para alguém com depressão?

Ajudar um amigo com depressão nunca é uma tarefa simples. Muitas vezes, você pode até não saber o que dizer. Nesses casos, seja sincero. Diga que não sabe o que dizer para ajudar, mas deixe claro que você estará por perto para quando ele precisar.

No mais, sempre que possível incentive essa pessoa a manter o tratamento. Muitas vezes, o impulso que um depressivo precisa é que alguém vá com ele ver o médico e que esteja do seu lado sem fazer julgamentos.