Ao contrário do que muitas pessoas podem imaginar, o estresse é uma reação normal e esperada ante as pressões e situações do dia a dia. Outras respostas emocionais, como tristeza, raiva e medo também são normais.
São sentimentos e sensações que fazem parte de nossa vida. Contudo, quando o estresse aliado a tais emoções começa a interferir na capacidade da pessoa em realizar coisas que precisa ou deseja, esse estresse já começa a ser algo prejudicial.
Sinais de alerta importantes
O estresse pode induzir sintomas físicos, comportamentais e emocionais. Os sintomas apontados abaixo indicam que o indivíduo precisa começar a se preocupar com essa questão, uma vez que a tendência é de que cada vez mais áreas de sua vida sejam prejudicadas. Acompanhe:
- falta de ar;
- dores de cabeça frequentes;
- dores nas costas, pescoço, ombro, dores gerais no corpo sem causa aparente;
- dores ou sensação de peso no peito;
- batimentos cardíacos acelerados;
- desordens gastrointestinais, como diarreia e dores estomacais;
- dificuldades sexuais;
- problemas de memória;
- dificuldades de concentração;
- problemas para lidar com as atribuições de rotina de seu trabalho;
- incapacidade de agir ou tomar decisões, entre outros.
Como lidar melhor com o estresse no dia a dia
Muitas vezes, algumas mudanças em nossos hábitos e comportamentos contribuem positivamente para a redução do estresse. Algumas sugestões práticas incluem:
- tirar um tempo para cuidar de si mesmo (ler um livro, fazer um passeio, ouvir música, praticar yoga);
- aprender técnicas de atenção plena pode ajudar a pessoa a estar no presente e a entender melhor a conexão entre o corpo e a mente;
- a meditação é uma forma muito simples e prática para lidar com situações e pensamentos geradores de estresse;
- saber estabelecer limites também é essencial para diminuir o estresse na rotina diária, por exemplo, saber dizer “não” quando o excesso de trabalho já está se tornando algo opressivo.
Quando procurar por ajuda especializada
Se você percebeu que o estresse começou a afetar sua vida e tentou algumas soluções, como as apontadas acima, mas não conseguiu obter resultados positivos, é o momento de buscar por ajuda profissional.
Muitas vezes, a pessoa que sofre com estresse se sente oprimida e não consegue controlar suas emoções por conta própria. Consequentemente, vários aspectos de sua vida podem ser afetados, tais como, os relacionamentos pessoais e a vida profissional. Nesse cenário, cabe uma observação muito importante: não são poucas as pessoas que sofrem com altos níveis de estresse e que evitam buscar ajuda.
Vale ressaltar que todos nós podemos estar sujeitos a situações das quais não conseguimos sair sozinhos. Por isso, tenha em mente que buscar por um profissional não é sinal de fraqueza ou perda de tempo. Na realidade, além de necessário, esse suporte permitirá que você retome o controle e tenha muito mais qualidade de vida.
Portanto, procurar um especialista é um fator fundamental para reduzir os efeitos negativos do estresse em sua saúde mental e física, de forma que você possa retornar funcionalmente às suas atividades diárias. Além disso, ao receber orientações adequadas poderá se preparar e prevenir possíveis problemas no futuro.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como psiquiatra em São Paulo!